Qual o futuro dos livros?

E o que seria mais conveniente:gastar o espaço já diminuto da sua casa para guardar um imensa coleção de livros,ou tê-los todos idênticos, mas guardados em um pen “drive” ou salvo no “disco rígido” do seu computador, gastando apenas alguns “MB”? 

 

   Numa sociedade tão material como a que vivemos, muitas pessoas só pensam em comprar, comprar e comprar, sem se importar com seu interior.Muitas delas nunca leram um livro, salvo pelas leituras obrigatórias do vestibular e livros extra-classe.Mas isso não significa que todo mundo é assim.Há muitas pessoas que descobriram o prazer da leitura, há muitos colecionadores de ótimos livros.Todavia,essas coleções um dia podem ter um drástico fim.

seria o fim da sua invenção?

Guttemberg: seria o fim da sua invenção?

   Hoje em dia, a preservação do meio ambiente virou moda.Todos falam apenas nisso.E como muitos defendem a não derrubada das árvores,como seriam feitos os livros,que provém das mesmas?Uma solução seria a produção de livros com papel reciclado, mas ainda existem outros fatores que podem acarretar no fim dos livros:o avanço da tecnologia.Qualquer um que tenha acesso à internet pode adquirir os livros exatamente como se encontram nas livrarias, sem precisar comprá-los.Essa comodidade pode ir acabando com os livros lentamente, associado também ao preço dos livros.Os mais “famosos”,ou os mais “na moda” custam uma quantia que nem todos podem pagar.E sabemos que o salário mínimo do brasileiro não é lá essas coisas.E o que dizer das casas?Crianças nascem a cada minuto(ou a cada segundo, talvez),e o planeta não aumenta de tamanho.Pessoas morrem,mas em menor proporção.Isso resulta na diminuição das casas, para que hajam domicílios suficientes para a população.E o que seria mais conveniente:gastar o espaço já diminuto da sua casa para guardar um imensa coleção de livros,ou tê-los todos idênticos, mas guardados em um pen “drive” ou salvo no “disco rígid”o do seu computador, gastando apenas alguns “MB”?Muitas pessoas já optam pela segunda alternativa,que é extremamente mais prática.

   Mas, não obstante a tudo isso, creio eu que o espírito de colecionador prevalecerá em muitos, que não serão “enfeitiçados” pela tecnologia.Ainda existem muitas pessoas como eu,que preferem ter o livro em mãos, do que na tela de um computador.Certamente essas pessoas darão um jeitinho de guardar seus preciosos tesouros.E que depois de um certo tempo, virarão relíquias, caso chegue os tempos em que os livros acabarão.E você,colecionador,mostrará para os seus netos,dizendo:”Isto é um livro de verdade!”.

Anúncios
Etiquetado , , ,

10 pensamentos sobre “Qual o futuro dos livros?

  1. Dash'K disse:

    Infelizmente o futuro dos livros é tenebroso mesmo. Eu mesmo tenho que admitir com uma certa vergonha, que uso desse artifício, principalmente com os livros da faculdade. Porém, meu pai que é um fanático por leitura, guardou todos os seu livros. Livros esses que ele tem desde que conseguiu seu primeiro emprego com 10 anos. Tenho enciclopédias de 1980 e outros… Revistas que por mais que sejam antigas sempre tem algo interessante, principalmente quando quer se saber um pouco mais a respeito da guerra fria. Enfim… Enciclopédia Barsa Britânica ROX já li a bichinha toda hehe. Livros de Amor, Suspense, Ação… muitos mesmo. Ele tem o sonho de montar uma mini biblioteca com esses livros e liberar acesso para as criançs do meu bairro que não tem condições ou mesmo conhecimento de tal possibilidade.

    Gostei do Blog!

  2. Fábio disse:

    Bom,se você usa desse artifício,deve ter um bom motivo,afinal,já ouvi dizer que tais livros são caros.. o.o
    Uau…bela iniciativa essa do seu pai…ajuda os outros da forma que puder…e com livros ainda..dou o maior apoio!

    Abraços,Gabriel..espero que continue a visitar o Jornal.. 🙂

  3. Caroline disse:

    Talvez os livros não se percam, mas o hábito de ler vai ficar cada vez mais restrito, até virar “peça de museu”.Lemos pouco, interpretamos pouco, entendemos pouco.
    Infelizmente, essa realidade está cada vez mais presente na nossa sociedade, onde o estímulo à leitura, educação, conhecimento, cultura vira um verdadeiro tabu.O mais importante é saber tudo sobre o novo Big Brother, a roupa que tá na moda, 10 maneiras de conquista um homem, o novo rockeiro rebelde do momento…Essa superficialidade imediatista bem típica do nosso triste pós modernismo.

  4. Pandora disse:

    Não acho que os livros estão com os dias contados.
    Sempre vai haver pessoas que PRECISAM ter o livro na mão para aproveitá-lo.
    Eu leio e-books, mas nada melhor do que sentir o peso do livro na mão.
    Quando eu vou em uma livraria, eu me desligo do mundo…adoro pegar nos livros, sentir a textura, ver as capas…nada melhor que isso =)

    Infelizmente, os jovens de hoje não gostam de ler, preferem perder tempo alienando-se em frente à televisão.

  5. ЯMAX disse:

    Olá Fabio, obrigado pela visita no nosso Blog IMPOLUTOS

    Gostaria de ser add nos seus favoritos…se for possivel.

    Estarei fazendo o mesmo.

    ЯMAX

    BLOG IMPOLUTOS
    http://www.impolutos.wordpress.com

    ABÇ

  6. Fábio disse:

    Pandora.. *-*
    Penso exatamente como você…leio livros na internet quando não tenho dinheiro para comprá-los…mas sempre que posso compro,porque não há nada melhor que sentir o livro…tê-lo em mãos…
    Obrigado pelo comentário. :*

  7. Eric Elias Guimarães disse:

    de fato,nada é mais cômodo do que você pegar um livro e sentar para ler sem gastar energia elétrica a toa,a não ser a da lampâda e ainda poder levâ-lo aonde quizer

  8. Eric Elias Guimarães disse:

    de fato,nada é mais cômodo do que você pegar um livro e sentar para ler sem gastar energia elétrica a toa,a não ser a da lâmpada e ainda poder levá-lo aonde quiser

  9. Mitri Hage disse:

    Nada se compara ao prazer de ter o livro em mãos. De poder folheá-lo à vontade, sem ter que rolar a barrinha do lado direito da tela. De sentir o cheiro do livro, da tinta de impressão. *SUFOQUEI*
    Sabia que os livros britânicos têm um cheiro diferente dos livros brasileiros? *0*
    Bem, ignorado isso. Acho que todos aqui concordam comigo quando eu digo que grande parte dos brasileiros, por conta de uma educação falha, não se interessa na leitura. E por causa do mundo globalizado e capitalista em que nós vivemos, onde o dinheiro é o que mais importa, corre-se sim o risco de os livros “acabarem”.
    Isso parece meio funesto quando falado desse jeito. Mas pensem em como as vendas dos livros são prejudicadas a todo o momento por causa de scanners na casa de certas pessoas. É certo que, em muitos aspectos, isso não é uma coisa ruim. Como exemplo eu posso citar o “Projeto Democratização da Leitura (PDL)” que é um site em que se tem uma biblioteca virtual enorme, e é de graça!
    Pra mim isso não é um problema, até porque (eu confesso) de vez em quando eu vou lá e baixo uns livros, por falta de condição financeira. Mas para um grande capitalista que só pensa em dinheiro, um livro que a pessoa baixa na internet é um rio de dinheiro que ele perde. Porque se cada pessoa baixar o livro, ele vai à falência.
    E tem o autor também. Imagine você passando a vida inteira escrevendo uma autobiografia da sua vida difícil. E chega um dia em que finalmente está tudo pronto e com grande expectativa você consegue uma editora que publique seu livro. E então três semanas depois do lançamento, seu livro está na lista dos mais vendidos, ‘puxa, você conseguiu’. Mas espere, há uma queda nas vendas. Droga, alguém digitalizou o seu livro, e agora ele está em um site na internet, disponível em toda a World Wide Web.
    Pode chegar um tempo em que os escritores desistam e que os capitalistas também. E então teríamos (nós, os leitores) que viver de fanfics sem graça do Orkut. Por isso, mesmo que eu tenha lido vários livros da internet (e está baixando um, no mesmo minuto em que eu to escrevendo esse comentário), eu penso mesmo em um dia comprar o livro, embora seja difícil. Mas um dia eu consigo.
    Ok, era isso. E falta mais alguma coisa que eu esqueci. Mas já ta bem grandinho, acho que não precisa aumentar mais.
    Gostei muito do JS. Na verdade, viciei.
    Parabéns à todos que participam desse jornal, realmente vocês merecem aplausos de pés. 😀

  10. marciia disse:

    Ler dá saude e faz crescer

    hehehehehehehehehe

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: