“Novo pobre” Português

  Mesmo julgando  desnecessária essa reforma,o português,que é a 3° língua mais falada no mundo ,terá maior divulgação com todos os países anteriormente citados escrevendo da mesma forma.

 

 Bom,como muitos já devem saber,entra em vigor até final esse ano, o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, no qual estão participando junto com o Brasil países como Angola,Portugal,Moçambique,Timor-Leste,São Tomé e Príncipe,Cabo Verde e  Guiné-Bissau.Tudo isso com o intuito de “facilitar” a forma de escrever.Digo entre aspas porque,ao meu ver,esta é uma reforma desnecessária.É certo de que unirá a ortografia com todos esses demais países,mas…creio que não havia necessidade de certas mudanças.No Brasil,as mudanças calculam-se em aproximadamente 0,45% do vocabulário,e  em Portugal,1,6%.Em ambos,a pronúncia  será mantida normalmente.E como não estou tão atualizado,aqui vão as regras das quais tomei conhecimento:

1)O trema será extinto.Eu sei que poucas pessoas se utilizavam dos dois pontinhos em cima da vogal,mas eu não era uma delas.Sempre botei eles em palavras como freqüente e lingüiça.Será meio estranho para mim,escrever frequente e linguiça.Tomara que ninguém apareça pronunciando  o q com som de k,por causa da ausência do trema.

2)Também sentirei falta do hífen,que não será utilizado quando a 2° palavra começar com s ou r.É o caso de anti-religioso,que será escrito antirreligioso,com o r duplicado.Mas no caso de a 1° palavra terminar com r e a 2° começar com r,o hífen será utilizado.Ex.:super-relógio.O hífen também não será utilizado quando a 1° palavra começar com vogal,e a outra terminar com uma vogal diferente,como no caso de aeroespacial.

3)Como no nosso vocabulário existem várias palavras iguais,mas com significados diferentes,foram acrescentados acentos nelas,para diferenciarem.É o caso de palavras como pára(verbo parar) e para(preposição).Ou também pêlo(substantivo) e pelo(combinação da preposição por com o artigo o).Porém,com essa reforma,o acento deixará de ser utilizado nesses casos.Essas palavras serão escritas iguais.É verdade que conheço pessoas que nem utilizam esses acentos,mas eu julgo necessária a existência deles.Pelo menos,causaria bem menos confusão do que provavelmente essa nova mudança causará.

4)O acento circunflexo deixará de ser utilizado na terceira pessoa do plural do presente do indicativo ou subjuntivo(eles),nos verbos crer,ver,ler,dar e etc.Palavras que terminam com dois o também não serão mais acentuadas.Na minha opinião,além de inútil,essa mudança ainda deixa a escrita mais “feia”.Eu prefiro escrever crêem,lêem,enjôo do que creem,leem,enjoo.

5)Não será mais utilizado o acento agudo nos ditongos abertos(ei,oi) nas paroxítonas.Ex.:plebéia passará a ser plebeia.Jibóia passará a ser jiboia.Também nas paroxítonas,palavras com u e i tônicos pospostos ao ditongo perderão o acento.Ex.:feiúra passará a ser feiura.

6)O alfabeto receberá as letras k,y e w,e terá 26 letras.Apesar de não termos palavras nossas que utilizem essas letras…

7)Apesar de estarmos falando de mudanças na ortografia brasileira,eis umas mudanças em Portugal,à nível de curiosidade:não serão mais utilizados o c e o p em palavras como acção,acto,adopção e baptismo.Também eliminarão o h que inicia algumas palavras,com húmido,que passará a ser úmido.

  Mesmo julgando  desnecessária essa reforma,o português,que é a 3° língua mais falada no mundo ,terá maior divulgação com todos os países anteriormente citados escrevendo da mesma forma.E também,ao menos as pessoas preguiçosas do Brasil afora,que nunca leram um dicionário e mesmo com condições sócio-econômicas favoráveis teimam em não estudar…ao menos elas serão beneficiadas com nosso “novo pobre” português.

Etiquetado , , , ,

6 pensamentos sobre ““Novo pobre” Português

  1. Eu fico muito triste com essa mudança… E agora eu não posso mais me vangoriar de ter uma das linguas mais complexas, agora ela vai ser um pouco menos complexa.
    E essa acordo é só pra encher lingüinça pro resto do mundo achar que alguma coisa acontece.
    Eu tinha uma grande estima pelo presidente atual, mas isso é como matar um pouco do que eu gosto, um pouco da minha cultura, de mim…
    Só podia ser coisa de um presidente que mal aprendeu a escrever o nome no papel.
    E fica ai toda a minha revolta.

    beijinhos.

  2. e outra, já estávamos todos tão acostumados com a nossa lingua. Me dis por que tudo isso?
    Vamos reaprender a escrever, certo?

  3. Caroline disse:

    Eu acho que ssas mudanças vão chocar as pessoas no começo.Quem sabe nossos bisnetos achem estranho o trema ou o “crêem”.Antes não se falava Vosmicê ou acto aqui no Brasil?Língua é uma coisa bem dinâmica, não se pode estancar ela.Eu acho que essa reforma pode nos trazer tanto vantagens quanto desvantagens.Uma das vantagens é que vai integrar a língua portuguesa, conectar os países lusófonos, que vivem tão separados.A desvantagem é que vai piorar a confusão que fazemos com a língua.
    OBS: Já consertei os erros no texto, desculpem, eu to em época de provas, minha cabeça tá em outro lugar :*

  4. não é por acaso, por acaso… é por acaso por que não temos controle sobre uma cosia maior que não controlamos.
    🙂

    eauheoaiueh
    fui longe agora
    beijinhos

  5. Como já diz o ditado… “Quem é vivo sempre aparece” e aqui estou!
    Nunca mais tinha vindo, adorei a nova “cara” do blog, e os posts estão, como sempre, muito interessantes. Voltei com o meu blog, se quiser da uma passada lá. Abraços.

  6. henrique disse:

    VAMOS RESPEITAR O NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO, TRANQUILO???BJS

Deixe um comentário

