Orgulho brasileiro

    Certo dia,estando eu no orkut,acabo por me deparar com uma comunidade chamada Futebol,o novo pão-e-circo.E lendo a descrição da comunidade,começam a surgir idéias em minha cabeça,que por fim resolvi passar para o papel.

  Eu não odeio futebol.Como esporte,até acho saudável(apesar de eu não praticar nenhum…).Só o que me irrita é esse vício desenfreado pelo futebol.Existem pessoas que gastam uma fortuna por uma camisa leiloada de tal jogador internacional.Essas são as pessoas que têm poder aquisitivo para tal.Mas eu li uma história de um homem que vendeu a geladeira e usou parte das economias do aniversário da filha, somente para assistir a um jogo no estádio do tão amado Corinthians.Por acaso o time vai pagar as contas dele?Ao contrário…

  E ainda existem as tais torcidas organizadas.Algumas delas até que vão ao estádio de futebol com o intuito de animar,incentivar o time,motivá-los a vencer.Mas nem todas são assim.Existem aquelas que arrumam confusão com a polícia no estádio,brigam,xingam e até matam.Rivalidades entre os times são levadas à sério por esse tipo de torcedores.Chegam até a ameaçar de morte os atletas,ou parentes deles.

  Há outro ponto que sinceramente me revolta:enquanto que os empresários pagam rios de dinheiro como salário para os jogadores de futebol,professores não ganham nem perto disso pago pelo Estado.Quer dizer que os jogadores de futebol são mais valorizados que os professores?Se eu resolvesse sair pela rua com um livro numa mão,e na outra um ingresso para um jogo Remo x Paysandu,o que seria  escolhido por um cidadão qualquer?A possibilidade de o livro ser escolhida não é nula,claro…Mas acredito que a maioria optaria pelo ingresso.

  Como dizem por aí,a seleção de futebol é o “orgulho brasileiro”.Em uma Copa do Mundo,mobiliza-se o país,todos param somente para acompanhar os atletas brasileiros lutando em nosso nome.Tudo no Brasil pode estar ruim,mas se nós vencemos o jogo,a euforia toma conta,os problemas são esquecidos,afinal,a taça é nossa!Mas e depois?Somos os melhores do mundo no futebol,mas e a educação?E a pobreza?Bom,ao menos o Brasil é lembrado pelos outros países como um dos primeiros colocados em alguma coisa fora violência,analfabetismo,etc.Repito:não odeio futebol,e nem quem torce por determinado time.Só não concordo com esse fanatismo exacerbado que toma conta de muitos brasileiros,que chegam a matar uns aos outros por causa de rivalidade entre times.Bom,mas acho que já falei demais…vou dar um pulinho na TV para torcer pela razão do meu viver,meu São Paulo do coração…

Etiquetado , , , , , ,

5 pensamentos sobre “Orgulho brasileiro

  1. Anne Beatriz disse:

    Eu escolheria o livro.
    Aliás gostei daqui, vou ler mais sempre ;D

  2. teencontrodepoisdachuva disse:

    haha!
    Adorei!
    Se eu fosse a filha desse cara mandava ele pra longe, facil, fácil…

    Acho que os professores tem que receber salários milionários, pois aturar acada cão que lhes aparece na frente….

    beijos

  3. Mitri Hage disse:

    Tá certo, futebol é um saco. Mas até eu, quando começa a passar a Copa do mundo, paro pra assistir. O fanatismo dos clubes é uma coisa incrivelmente ridícula e eu realmente ainda não entendo como certas pessoas fazem coisas estúpidas só pra assistir a uma coisa fútil, como o futebol. Cara, tem gente (pais em geral) que brigam com os filhos, e acabam rivalizando com eles, se eles ao menos insinuarem ser de outro time, que não o da família…
    Imagine você chegar em casa certo dia, com uma camisa do Paysandu (não sei se é assim que escreve, e nem quero saber) e seus familiares te hostilizarem, por eles serem do Remo. Coisa ridícula.
    E, é sério, eu escolheria o livro. Porque em minha opinião o Brasil só vai se mover se for através da educação. E eu tenho certeza que, se os investimentos do governo fossem para os lugares certos, o Brasil não estaria na situação que está hoje. Felizmente pode-se verificar uma pequena mudança no horizonte. Só espero que seja pra bem. 
    Enfim, era isso que eu queria dizer. Ah, adorei o blog. Bem elaborado e tals. Ainda estou curioso pra dar uma olhada no resto dos posts, e que eles sejam tão criativos o quanto os que eu já vi. Boa tarde.

    -q. Ficou grandinho. xD’

  4. Adriano disse:

    Escolheria o ingresso, sem pensar nem três vezes.
    Aliás, não entendo essa mania de colocar manifestações culturais acima de outras numa escala natural de valores. Ler um livro é cultura, é erudição; torcer por um clube é alienação, pão e circo bla bla.
    Minha tese é a seguinte: a identificação de um determinado grupo social com um jogo que encena a vida, como o futebol, fala muito mais da psciologia desse grupo do que muito livro clássico por aí. Livros são a manifestação cultural da elite letrada, a minoria, um re x pa é a manifestação de 30 mil pessoas, imbuídas numa irracionalidade que dificilmente os livros captam. Portanto, o futebol é mais democrático que todos os livros do mundo.

  5. Caroline disse:

    Adriano, achei interessante o que você colocou.Eu acho que até se encaixaria em um artigo que eu fiz sobre a “beatificação do livro”, que remete justamente essa hierarquia cultural criada pela elite intelectualizada.
    Em síntese, cultura está em qualquer lugar, basta procurar. 😉

Deixe um comentário

