Infância moderna…

[post misto]

Houve tempos em que as meninas com idade por volta dos 11/13 anos,pediam bonecas,ou casinhas de presente de Natal…Mas creio, pelo que vejo em minha volta agora, que essa mentalidade esteja mudando.No meu dia-a-dia,vejo meninas nessa idade querendo apenas saber de ir para festas,sair com as amigas,usar batom ou coisas assim.As de 14 então,nem se fala…Eu sei que 14 anos já não é mais idade para brincar de boneca,mas…o que quero dizer é que as meninas dessa idade já acham que são adolescentes,que podem tudo,só querem saber de namorar e se divertir.Enfim, é o mundo globalizado mudando a infância de nossas crianças.E pensar que antes as crianças eram tidas como criaturas inocentes..

[Fábio]

O fenômeno da infância cada vez mais curta possui diversas causas.Criou-se a consciência de que informações não tem limite , muito menos idade, na nossa sociedade.A televisão, com seus “desenhos” abordando temas mais adultos, a falta de responsabilidade dos pais, ao deixar o filho de sete anos assistir à novela das oito, com todas as cenas proibidas para menores de 14.Os próprios brinquedos incentivam a entrada cada vez mais precoce na “adolescência”.Aliás, essa é a fase da vida que todo publicitário ama explorar.A maioria dos adolescentes querem aceitação, e o consumo de determinados produtos seria o caminho para essa aceitação.Não é uma questão de pura nostalgia, mas algo de muito precioso está se perdendo: a inocência da infância.

[Caroline]

Anúncios
Etiquetado , , , ,

3 pensamentos sobre “Infância moderna…

  1. pitocoviajante disse:

    Carol, gostaria de comunicar [finalmente] que mudei o blog da UOL para WordPress. O novo endereço é: http://pitocoviajante.wordpress.com/

    E quanto ao post, será que não podemos perceber um aspecto positivo nessa “infância moderna”?

    Não me canso de parabenizar o blog.
    Beijos!

  2. natcosta disse:

    Costumo, dizer que estes adolescentes possuem infancia perdida. O acesso a informação, a internet, a televisão aberta, aliada a pais cada vez mais ausentes acaba por produzir estes seres com os seus chamados “poderes ultrajovem” na minha “epoca” nós brincavamos na rua, jogavamos bola, brincavamos de boneca de papel!! falar isso hoje me dia é cafona e forra de moda!!! Penso em como podemos ter e educar uma criança hoje em dia, como educa-la da mesma forma q minha mãe me educou sem faze-la ficar revoltada. Pq não é facil. Minha mãe por exemplo só liberou a maquagem aos meus 15 anos…sabe a festa, o sonho, a mocidade chegando pois é…mas e hoje? Se como disse o fabio esta meninas só querem saber de festa, namoro, maquiagem e coisas do tipo.
    Penso muito sobre o assunto e em como a maternidade é complexa hoje, sempre foi..porem hoje em dia a dificuldade é muito maior…a informação esta na velocidade da internet…e os nossos “pequenos” acompanham isso melhores do que ninguem!!
    Natasha Costa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: