Fim da Segunda Guerra Mundial completa 64 anos

O conflito que marcou o século XX e envolveu o genocídio de diversos grupos étnicos chegou ao fim no dia 8 de Maio de 1945. Os Aliados haviam acordado que o dia 9 de Maio seria o da celebração do final da Segunda Guerra Mundial. Todavia, os jornalistas ocidentais lançaram a notícia da rendição alemã mais cedo do que era previsto, precipitando as celebrações para o dia 8 de maio no Ocidente.

O dia foi motivo de grandes celebrações, especialmente em Londres, onde mais de um milhão de pessoas festejaram o fim da guerra na Europa, embora os racionamentos de comida e vestuário continuassem por mais uma série de anos. Em Londres, particularmente em Trafalgar Square e no Palácio de Buckingham, juntaram-se grandes massas de população.

A União Soviética manteve as celebrações para a data combinada, por isso que o fim da Segunda Guerra Mundial, conhecida como a Grande Guerra Patriótica na Rússia e outras zonas da antiga URSS, é celebrado no dia 9 de Maio. Até hoje, esse dia possui grande importância no país, já que dentre os aliados, A União soviética teve as maiores baixas da guerra (cerca de 27 milhões de pessoas), além de ter o seu território invadido.

O Dia da Vitória (Den’ Pobedy, em russo) representou o final do conflito mais sangrento vivido pela  humanidade.Com duas bombas atômicas e batalhas épicas como as de Stalingrado e Iwo Jima, marca não só o final de uma era, como também o início de uma Nova Ordem Mundial: A Guerra Fria.

A praça vermelha vira o centro das atenções da Rússia nesse dia e representantes políticos de vários países acompanham os tradicionais  desfiles militares.Apesar de já ser uma tradição, esses desfiles têm preocupado a comunidade internacional, pois o governo russo fez questão de exibir parte do seu arsenal nuclear nos últimos desfiles de 9 de Maio.Em tempos de crise, gripe suína, Obama e cia, será que a Rússia manterá esse postura?É o que veremos amanhã…

Feliz Den’ Pobedy para todos!

Anúncios

4 pensamentos sobre “Fim da Segunda Guerra Mundial completa 64 anos

  1. Ana kelly disse:

    Ih… Justo agora que o governo estadunidense tinha liberado a visitação na corôa da estáuta da Liberdade… tsc tsc

    É como Alan Moore já pregou, a solução é criar um monstro-vagina-gigante-mutante-do-espaço-mediunico. Assim todo mundo vai perceber que a guerra é apenas uma ilusão e uma era de paz será instaurada na sociedade global.

    Rússia não larga o osso, EUA rosna pra quem quer se meter, Coréia começa a lançar alguns satélites inocentes e explosivos para o meio do oceano (infelizmente errando por pouco o Japão)… os sintomas estão aí, pena que esse câncer se formando esteja causando reações erradas. Os homens nunca aprendem.

  2. Anônimo disse:

    Saudades dos posts…

  3. Anônimo disse:

    vfdaaazs

  4. jean disse:

    oiiiiiiiiiiiiiiii

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: