Nova geração, novas idéias… Nova democracia?

A política para uns é o caminho mais fácil. Para outros,  é o espelho onde o orgulho e amor pessoal são refletidos em discursos vazios. Na boca e na mente de muitos, política é o símbolo maior da corrupção. Brasília, coronéis, politicagem caricata. Não é de se surpreender que poucos jovens se interessem por esse mundo. Quando isso acontece, geralmente é para seguir os caminhos já abertos pela família, que há tempos manda e desmanda nesse país.

A frustração diante de tanta pobreza de motivos, leva muitos jovens a ignorar completamente seu papel como cidadão. O discurso soa utópico, ainda mais quando se tem apenas 18 anos.

Nathan R. Vieira, um carioca de 18 anos, quebra o padrão de muitos da sua idade : gosta de política, esgrima e acredita na democracia. Nos seus planos para esse ano, encontra-se a candidatura a vereador da cidade do Rio de Janeiro. Uma pessoa tão jovem saberia lidar com as campanhas, escolhas e dilemas desse mundo?

ENTREVISTA

OgAAAEkD_Qk2ntt2T_7s6KrP56OPQYM0iYaTSjVlcHp2QHzxl22wG_OGTM7_LlmpfDJYL2cb26DlDaNLgUQzqc_0DuIAm1T1UHPecMw9Jofxjl5tIKvw3Rq7MIuFNathan Vieira : política na juventude

Por que você acha que boa parte da juventude não se  interessa por política?

Alguns por terem outras preocupações: faculdade, namoros,baladas, essas coisas. Mas a grande maioria, por não acreditar nos políticos. Por ver neles mentirosos e ladrões engravatados.

Quem você acha ser o grande responsável por essa visão dos políticos?

Os próprios políticos. Alguns porque são realmente ladrões, corruptos e mentirosos que só lembram do povo na época de garantir seus cargos

Qual sua opinião com relação ao voto obrigatório?

Na minha visão pessoal o voto não devia ser obrigatório, mas na nossa sociedade atual,onde é a minoria que se interessa por política, ele se torna obrigatório, pois senão veríamos deputados eleitos com 500 votos.

“É necessária  uma conscientização do povo, que precisa escolher com cuidado seus candidatos.”

A qual partido você pretende filiar-se e por que?

Correspondo-me muito com os ideais do partido verde, mas não estou fechado a outros partidos,desde que tenham ideais atuais, visionários.Partidos que não sejam do “capitalismo predatório” nem desses que se mantém com verdadeiros “coronéis”.Muitos acham que o coronelismo já acabou, mas não, ainda está bem vivo no país,seja nas grandes metrópoles ou no nordeste.

Qual sua opinião com relação à campanha imensa pela saída do     presidente do senado, José Sarney?

Sarney é um dos grandes coronéis do país. Enquanto jornais das demais capitais acusam-no, um dos maiores jornais do Maranhão, além de desmentir tudo, mostra que essas acusações são um complô para tira-lo do poder. Se isso não for coronelismo… ( risos)

Qual seria a solução para o coronelismo “crônico” que vivemos no país?

A população abrir os olhos pra verdade, pois só o povo pode acabar com isso, se depender dos próprios políticos e da mídia em geral, que em muitos casos deixou de ser imparcial, vai ser muito,mas muito difícil acabar com essas práticas.

Um exemplo prático seria a população ter mais cuidado com o seu voto?

O voto é secreto.Estas pessoas ganham seus votos através de coisas como doações de cestas básicas, com compras de votos,alguns até com ameaças.

É necessária  uma conscientização do povo, que precisa escolher com cuidado seus candidatos. Não pensar que é só mais um voto , que não vai fazer diferença, pois faz, vide a eleição a prefeito aqui do Rio, que foi decidida com uma diferença muito pequena.

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , , ,

Um pensamento sobre “Nova geração, novas idéias… Nova democracia?

  1. EHE!!! Viva!! Jornal Sanitário on line again!! Excelente notícia.
    Sempre e sempre: estamos aqui.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: