Direito sem churumelas – Introdução

É tudo culpa do sistema!, A justiça é lenta!, Advogado é tudo ladrão!, Lei é pra rico!

Essas são algumas frases que ouvimos no nosso cotidiano, ou pelo menos em algum momento da nossa vida. Bom, não vou negar nem confirmar nenhuma, vou tentar apenas esclarecer de uma maneira fácil e descomplicada o burocrático mundo do Direito. Esse é um pequeno projeto que pensei em fazer logo quando entrei na faculdade, espero que, com ele, pessoas passem a entender um pouco melhor porque as coisas são como são e do jeito que são no mundo da política e das leis.

Vamos começar pelo básico, o que diabos é Direito e pra que é que serve esse troço?Vou estabelecer uma comparação entre o ordenamento jurídico e uma típica família.

Pais: Estado

Filhos: Cidadão

Família: Sociedade

Sabe na sua infância, quando seus pais lhe castigavam por algo que você fez, ou até mesmo, por algo que você não fez? Como conseqüência, evitávamos repetir( caso tivéssemos feito) ou nunca passaria na nossa cabeça fazer(caso não tivéssemos feito). E quando tiramos notas boas e recebemos presentes? Vamos querer repetir o feito pra garantis os mimos de cada dia. Assim, os pais manteriam a harmonia na casa, com filhos comportados e sem maiores estresses.

Então, respondendo a pergunta do inicio do post:

Direito é o ordenamento social, criado pela sociedade para a sociedade,, que, através de leis, criadas com base na cultura, economia, religião e necessidades de um determinado povo, visa organizar a vida em sociedade, tutelando e resolvendo conflitos que venham a surgir.

Resumindo: Direito é o instrumento criado para que a sua vida não seja um completo caos, penalizando infratores (prisões, multas…), e, em alguns casos, premiando como em uma redução do valor de uma conta que é paga antes de determinada data.Mas como nada continua tão lindo na prática quanto na teoria, existem pais sem pulso com os filhos, filhos que gritam com os pais…E assim vai se invertendo a ordem das coisas.Famílias desestruturadas nas casas e uma verdadeira catástrofe social nas ruas e nas manchetes de televisão.

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , ,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: