Vestibular dream

Belém, quente e provinciana como sempre, vivencia todo início de ano uma “corrida markentista” pelo primeiro lugar nas universidades públicas. A briga entre os cursinhos e colégios chega a ser cômica, pois os outodoors anunciando de onde veio o primeiro lugar se multiplicam pela cidade.

Essa situação me lembra a afirmação do historiador E.M Burns em relação à venda de indulgências na Europa no fim da Idade Média:

As igrejas da Europa possuíam pedaços de madeira da verdadeira cruz de Jesus em quantidade suficiente para construir um navio. Nada menos que cinco tíbias do jumento montado por Jesus quando entrou em Jerusalém eram exibidas em lugares diferentes, para não falar em doze cabeças de João Batista.

(BURNS, E. M. História da Civilização Ocidental. v.1, 2ª. Ed. Porto Alegre:Globo,1972.)

Da mesma forma, nas propagandas existem pelo menos 3 primeiros lugares gerais na UEPA e 200 calouros do curso de medicina (das 50 vagas)

Você consegue imaginar como será com o resultado da UFPA?

As propagandas acabam reproduzindo um discurso arcaico e no estilo american way of life : ” seja campeão aqui” ; “o lugar dos vencedores”. Isso acaba gerando uma cultura de quase obsessão com uma prova de seleção para uma instituição de ensino superior. Desde o primeiro ano do ensino médio, o terrorismo é feito na mente dos jovens estudantes, como se a universidade fosse o paraíso e todos os alunos devessem vender suas almas ao diabo para entrar. A ideia passada é de que o maior e mais glorioso momento na vida de uma pessoa fosse escutar o nome em algum listão. Mas… Será? Será que aqueles que não passam de primeira são burros, ou melhor, “loooosers”? Colocações em vestibulares são atestados de ensino de qualidade?E medicina? Seria o curso relegado aos deuses? Qual o objetivo da educação em Belém? Formar ou preparar para o vestibular? Belém, acorde, essa cultura é ultrapassada e é um vício social perigoso. Em breve, mais fotos de outodoors e primeiros lugares.

Confira outros posts sobre o assunto

Governo anuncia provável fim do vestibular

Vestibular dream 2

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , , , , , , , ,

3 pensamentos sobre “Vestibular dream

  1. Rodrigo E. disse:

    Sem contar, depois de tudo isso que você retratou no post, que a maioria desses que conseguem passar para UEPA, UFPA e UFRA só conseguiram, pois a maioria desses Cursinhos de elite têm a prova na mão um dia antes do Vestibular.

    Há dúvida maior depois da Primeira fase anulada do PSS 2010?
    E os alunos fazendo protestos antes para obterem a anulação da prova??? Afinal de contas, quem eram senão os alunos da concorrência estimulados pelos próprios cursinhos???

    Assim num tem combate pra cursinho pupular e ensino público nenhum, sumano!

  2. Caroline disse:

    Sim, para completar, o processo seletivo da UFPA está completamente desacreditado, assim como o ENEM.

    Mudança no processo seletivo, chega de vestibular, fórmulas, decoreba!Viva o saber!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: