Cinema de microondas

Já basta eu não gostar muito de sair. Agora, para os poucos lugares que me parecem opções interessantes, como o cinema, as coisas começam a ficar difíceis. É preciso dizer que a qualidade cinematográfica anda meio rarefeita. Prova disso é que , na época do Oscar desse ano, apenas um ou dois filmes mereciam de fato ganhar a estatueta. Para além da academia, o que a falta de opção boa faz é prejudicar as pessoas, afetando, inclusive, o nosso cotidiano e a forma como assistimos filmes.

Aqui em Belém, além da questão das redes de exibição simplesmente ignorarem certos filmes, ainda temos que conviver com as porcas opções de blockbusters RUINS. Se custasse 1 real a entrada, eu até aceitaria ir curtir o “escurinho do cinema”, só para socializar com os  amigos – admito que prefiro isso que me sacudir na “balada”. Seria simples: bastava ignorar a honorável merda exibida. O problema é que o ingresso é caro. Se é e sempre foi um produto cultural clássico, também me vejo como consumidora e no direito de selecionar muito bem o que vale ou não a pena – meu dinheirinho- assistir no cinema.

Não é à toa que os cineclubes em Belém pipocam a todo instante: com essa limitação das grandes redes, fica difícil encontrar filmes bons. Talvez seja um pouco de elitismo da minha parte, querer somente a “nata intelectual” de filmes cult, do circuito alternativo e independente. Também admito que às vezes meu impulso beira o preconceito, mas ao menos eu tento ler uma sinopse ali, assistir a um trailer aqui, pesquisar e ler críticas acolá antes de encarar as telas.

Vejamos algumas opções de uma das redes da cidade para essa semana:

A direção de arte parece satisfatória. Fonte: Cinemosaico.com

A garota da capa vermelha (2011) Sinopse: Longa será baseado na história de Chapeuzinho Vermelho, conto publicado no século 19 pelos famosos irmãos Grimm. 

Essa sinopse é bem ambígua, já que não revela praticamente qual a abordagem do filme. O tema parece interessante, afinal, como adaptariam Chapeuzinho Vermelho? Freud adoraria. Dei uma pesquisada e um filme que prometia ser legalzinho , é mais uma versão über desastrosa da saga Crepúsculo. Nas palavras do bom crítico Pablo Villaça:

“Buscando desesperadamente emular a série Crepúsculo, cujo primeiro episódio dirigiu, Hardwicke não hesita em transformar Peter e Henry em genéricos óbvios de Jacob e Edward: enquanto o primeiro surge impulsivo e perigoso, o segundo se estabelece como um emo medieval que provavelmente delineia os olhos com carvão enquanto chora ao som de um alaúde.” (eu ri)

Crítica na íntegra: http://www.cinemaemcena.com.br/Ficha_filme.aspx?id_critica=7718&id_filme=9613&aba=critica

Padre (2011) Sinopse: Um padre desobedece a Igreja e se une a um xerife e a um sacerdote para combater vampiros renegados que seqüestraram sua sobrinha. 

Ok, essa sinopse já me deu vontade de rir e, infelizmente, o filme é de terror, não comédia. Mal sinal. A tosquisse se confirma com o trailer:


Nem precisei recorrer ao site Cinema em Cena para deduzir que a mistura bizarra de padres ninjas versus vampiros com uma pitada de Matrix iria dar em um lixo audiovisual como esse.

As outras opções incluem Thor, Velozes & Furiosos (quinta edição da franquia, tá quase igual BBB), O noivo da minha melhor amiga, Como você sabe e Água para elefantes. Em suma: temos uma ou duas comédias românticas ou versões cinematográficas de livros de auto-ajuda; dois filmes de ação repletos de efeitos especiais e, ah, já ia esquecendo, Robert Pattison fez uma nova história de amor, que fof.. NOT.

É gente, vamos nos contentar com a pipoca de microondas, o sofá de casa e o escurinho da nossa sala.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: