Sutis semelhanças #1

O mundo do cinema e cultura e geral sempre nos traz coincidências (será?), sejam elas  visuais ou simplesmente narrativas. Inauguro essa nova tag aqui no JS para mostrar um pouco dessas coincidências  e espero a contribuição de vocês também. O tema dessa primeira publicação é: “Choque de Civilizações”. Se quiser sugerir temas e/ou imagens, mande um e-mail para sanitariojornal@gmail.com 🙂

Choque de civilizações

Presente durante toda a história da humanidade, essa narrativa acentuou-se a partir da “descoberta do Novo Mundo”. Desde aí, vem inundando a cultura pop, discursos ideológicos, ambientalistas e políticos. Fiz, inclusive, um trabalho sobre isso – mas isso não interessa. Selecionei imagens de três filmes que podem representar essa “coincidência” ou uso do mesmo esteriótipo. Confiram:

Vilão Militar


Aparece também em outros filmes, deve ser parte da cultura cinematográfica americana. Escolhi o Coronel Quatrich (Avatar,2009) e o Capitão Rourke (Atlantis, 2001) porque além de serem vilões militares e terem uma trajetória semelhante, são praticamente idênticos fisicamente!

O chefe : sábio e severo


Sempre tem que ter e sempre é o pai da protagonista. Geralmente é uma figura protetora, sábia e severa. Apresenta uma certa aversão  à chegada dos seres da outra civilização. Chefe Powhatan, pai de Pocahontas (Pocahontas,1995) ; Rei de Atlantis, pai da Kida (Atlantis, 2001) e Wes Sudi – esse ao menos tem nome – pai da Neytiri (Atlantis,2009) são exemplos clássicos.

A mocinha nativa

Também temos esses exemplos nos três filmes: Neytiri (Avatar, 2009); Pocahontas (Pocahontas, 1995) e Kida (Atlantis, 2001) . Ambas são filhas do chefe/rei, bonitas, inteligentes e sensuais. São o elo de ligação entre os dois “mundos”, passando para o mocinho – formando o par romântico da trama – o conhecimento da natureza, língua, os valores da tribo etc.

O mocinho aventureiro

É nesse personagem que acontece a grande transição do filme. Aventureiro, com um espírito naturalmente despreocupado, ele parece não levar nada à sério, nem mesmo o discurso inicial de “dominador” que adota. Conforme a narrativa se desenrola e ele vai conhecendo a cultura nativa (por meio da mocinha), a opinião desse personagem vai mudando até o momento que “troca de lado”. Geralmente é no desfecho. E po, como eles são charmosos hein.

Coadjuvante independente

Realmente não sei como classificar esses dois personagens, mas vejo muitas semelhanças entre a Audrey (Atlantis, 2001) e a Trudy (Avatar, 2009). Ambas inicialmente estão do lado do dominador, assim como o mocinho, mas quando ele troca de lado, passam a ajuda-lo, trocando de lado também. A ajuda vem em áreas geralmente dominados por homens (uma é mecânica, a outra sabe pilotar helicópteros etc). E ah, vai, até achei elas parecidas.

Cientista entusiasmado

É aquela figura mega empolgada com a descoberta de uma nova cultura/planeta. Defende a cultura descoberta, mais por ve-la como objeto de estudo do que por identificação. Engraçado que em Atlantis as coisas se misturam: o mocinho é o cientista entusiasmado Milo Tatch. Já em Avatar, temos a figura da Dra. Grace Augustine.

Noivo prometido corno

Kocoum (Pocahontas, 1995) e Tsu Tei (Avatar, 2009)  têm muito em comum: são os melhores guerreiros da tribo, altos, fortes e… são prometidos em casamento para a mocinha, filha do chefe. E, bem… Terminam sós, sendo que o Kocoum teve um final bem mais trágico também.

Guia espiritual feminino

São xamãs ou guias espirituais para a mocinha nativa. Vovó Willow (Pocahontas) pode ser uma árvore, mas as semelhanças entre ela e a mãe de Neytiri, Mo’at (Atlantis), são bem perceptíveis quando analisamos o papel do personagem na história.

Divindade ligada à natureza

Eywa (Avatar), cristal (Atlantis) ou o ventinho da Pocahontas (Pocahontas). Uma espécie de energia sagrada ligada à natureza

E ai, o que acharam? Encontraram mais semelhanças? Tem sugestão de temas?

Anúncios
Etiquetado , , , , , , , , , , , ,

Um pensamento sobre “Sutis semelhanças #1

  1. Anônimo disse:

    Es loca que estas peliculas tengan muchos similarios. Es la misma!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: